quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que é Nacional é boooommm

E já que ando numa de patriotismo não poderia deixar de fazer referência a um dos maiores símbolos nacionais : O Galo de Barcelos que eu acho lindo !

                                                               Galo de Barcelos


Também de Barcelos vêm estes músicos no coreto que eu adoro !



Noutro material, mas também um símbolo nacional, temos o coração de filigrana de Viana do Castelo


Nos últimos anos tem-se vindo a verificar um interesse crescente no nosso patrimómio cultural; jovens artistas, mais ou menos conhecidos, pegam no nosso artesanato ou em objectos que fazem parte da nossas vivências e dão-lhe um toque de irreverência, cor e humor.
É o caso deste grupo de artistas que deu um novo look ao Galo de Barcelos !




Aqui podemos ver o galo de Barcelos reinventado por outra designer, que também é autora destes tapetes inspirados nos célebres naperons, que eu acho simplesmente amorosos.




Numa escala muito maior temos a Joana Vasconcelos, uma das artistas plásticas mais conhecidas da actualidade, que pega em objectos e tradições do nosso património cultural ( alguns considerados kitsch ) e lhes dá um twist absolutamente genial como é o caso deste coração de filigrana feito com talheres de plástico.
Outra coisa que ela também fez foi cobrir peças Bordalo Pinheiro com os nossos queridos naperons, que na década de 60 / 70 eram uma autêntica praga nas nossas casas !



Vale a pena conhecer o trabalho desta artista; não vou resistir a partilhar aqui em breve outras obras dela que eu admiro muito.


Sem comentários:

Enviar um comentário