domingo, 16 de dezembro de 2012

Por aqui VIII

Fim de semana com chuva e frio quer-se em casa de pantufas a jiboiar e a fazer bolos ! Mas nada de muito complicado, só o suficiente para dar aquele prazer de pôr os ingredientes em cima da bancada, ir buscar a nossa taça , chamar as filhotas para pôr ( literalmente ) as mãos na massa e deixar a casa com aquele cheirinho inconfundível a laranja e canela ...


 
As laranjas são nossas, o pano foi tecido num daqueles teares antigos em Agra ( uma aldeia perto de Vieira do Minho ) e o alguidarinho é de Valença do Minho.
 
Sempre que "vamos para fora cá dentro" gosto de comprar peças produzidas de forma artesanal e que de certa forma representem aquela zona do país e que me tragam recordações boas; é o caso destas peças, trazem-me recordações muito felizes :)
 
Agora só falta o prato Bordallo Pinheiro; não sei qual escolha ...
 
 
 


imagens daqui
 
Ah ! É verdade e a receita ! ´Mais rápida e fácil impossível !
 
No liquidificador colocam-se :
 
- 4 ovos
- 2 chávenas de açucar
- 1 chávena de óleo de girassol
- uma laranja bem lavada com casca ( corta-se o topo e a base e depois em quatro )
- uma pitada de sal
( eu juntei também uma colherzinha de canela )
 
mistura-se tudo no liquidificador e depois, com a ajuda de um coador, deita-se a mistura para uma taça com 2 chávenas de farinha , mexe-se bem, põe-se a massa numa forma e vai ao forno a 180º durante 30m. + ou -.
 
Confesso que 1º também estranhei : " pôr uma laranja com casca e tudo no liquidificador ??? Mas a verdade é que acabei por fazer e ficou DE LI CI O SO !! Já é a 2ª vez que o faço e todos cá em casa adoramos pois sabe mesmo mesmo a laranja ! Experimentem ;)
 
 
 

3 comentários:

  1. Eu fiz um com tangerinas (casca e tudo) e foi uma agradável surpresa! No fim também reguei com sumo de tangerina para ficar mais húmido.
    Que giro, recebi na 6.ª um pano muito parecido com esse, vindo de uma aldeia chamada Ruivães, também em Vieira do Minho!
    Gosto muito do prato branco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estive para fazer com tangerinas mas acabei por fazer outra vez com laranja. Da próxima vez experimento ;)
      Felizmente que em muitas aldeias da zona de Vieira do Minho ainda há muito gente que conseva os seus teares e fazem os seus trabalhos de forma tradicional .
      pois ... mas o azul também é tããão bonito ...

      Eliminar
  2. eu tenho o prato igual a esses mas em rosa velho... é tão lindo que está no centro da mesa neste momento, sem bolo... adoro olhar para ele...

    ResponderEliminar