sexta-feira, 1 de março de 2013

Just stop for a minute II

Quando se fala no Cacém, Rio de Mouro, Mem Martins ou qualquer outro subúrbio da linha de Sintra pensamos logo em dormitórios descaracterizados, atentados urbanísticos e selvas de betão; em parte é verdade mas por outro lado esquecemo-nos que em tempos estas cidades periféricas já foram aldeias, com todas aquelas características rurais da zona saloia, com as suas casinhas, moinhos, fontes e quintas .
De manhã, a caminho do trabalho, passo por Rio de Mouro Velho, que, como o próprio nome indica, é a parte mais antiga de Rio de Mouro, então ainda há bons vestígios desses tempos passados; há quintas habitadas pelas novas gerações e em bom estado de conservação, depois há as outras cuja patine do tempo já se faz notar, mas são estas as minhas preferidas.
Outro dia, antes de deixar a filhota mais velha na escola e ir para o trabalho, encostei o carro por um minuto e tirei algumas fotos a detalhes que me tocam particularmente nas manhãs em que por lá passo; entre os olhares desconfiados de quem por mim passa a o olhar de " já não há pachorra " da minha filha lá consegui tirar estas fotos  ( que não fazem jus à sua verdadeira beleza ... às vezes custa captar aquele je ne sais quoi ) .
 





 
Junto desta Quinta há uma outra cujo casarão ardeu há uns anos atrás, o curioso é que o jardim está sempre impecávelmente tratado com os arbustos sempre aparados, o difícil é fotografar já que o senhor anda sempre por lá e tem cara de poucos amigos ... um dia meto conversa com ele; se calhar até é um velhote fofinho a precisar de dois dedos de conversa ... 
 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. que interessante . ainda existe a casa da tua bisavó ?

      Eliminar
  2. Gostei muito das fotos, é uma visão diferente. Eu, por exemplo, nao conheço Rio de Mouro e associo (erradamente) a uma zona suburbana, com muitos prédios. O que é engraçado é que cresci numa zona parecida que também tem um centro histórico que ninguém conhece/associa a uma cidade muito populosa e descaracterizada.

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma pena de ver casas assim todas destruidas e abandonadas... ai que se me saísse m bom prémio no euromilhões...

    ResponderEliminar