segunda-feira, 26 de agosto de 2013

resoluções pós férias

Depois de um mês longe de hipermercados e comprando apenas nas mercearias e mercados locais, chegamos à conclusão que vamos passar a ir ao sábado de manhã ao Mercado de rua de Almoçageme comprar as frutas e legumes para a semana.
Não só compramos produtos locais, frescos e sazonais como também contribuímos para a pequena economia do pequeno produtor que desta forma tem um retorno mais justo pelo seu trabalho.
Mas não só de vegetais e frutas vive o mercado; também têm pão ( só com farinha, fermento água e sal e não aquele rol de ingredientes absolutamente assustador que agora faz parte da composição do pão que compramos no hipermercado ), doces caseiros, mel, flores, queijo e vinho.
Acho que, embora seja importante, sempre que possível, cultivarmos os nossos próprios vegetais, também acho que é muito importante apoiarmos a nossa comunidade e desta forma estimular a economia local e consequentemente a nacional.
 
 







 

4 comentários:

  1. uma atitude de louvar! se todos pensassem assim.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que nos grandes centros urbanos as pessoas quase que se vêem obrigadas a comprar nos hipermercados, que destruíram praticamente todo o comércio tradicional, nomeadamente pequenas mercearias; mas há esperança pois aqui e ali vão surgindo cada vez mais mercadinhos com produtos biológicos e já há muita gente a optar por comprar de forma mais consciente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. a mim até cresce agua na boca só de olhar ;D, aqui tb sempre que posso vou à praça ou a uma frutaria de produtos exclusivamente portugueses sendo que nem passei a pagar mais por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que sempre que possível, devemos comprar produtos nacionais e apoiar os nossos produtores e empresários para estimular a economia nacional :)

      Eliminar