terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Arrumar as gavetas

Não sou pessoa para fazer grandes balanços e introspeções, no entanto este ano foi diferente;  foi um ano de dúvidas e reflexões, de procura e descobertas; nunca me questionei tanto sobre quem sou, o que faço e para onde vou como neste ano; nunca tinha feito esta viagem ao interior de mim mesma ( que ainda não terminou -  será que alguma vez vai terminar ? ... ), nunca me tinha sentido tão desconfortável ao analisar o que ia descobrindo, como quem arruma uma gaveta e ao olhar para um determinado objeto não sabe o que fazer com ele; pensa para que serviu aquilo, se ainda faz falta, se ainda me identifico, se é para guardar ou deitar fora ...
Deitei muita coisa fora e guardei muitas novas, que descobri e com as quais me identifico e que vão mais ao encontro daquilo que acredito que é a minha essência enquanto pessoa e  que gostaria de acolher na minha vida e na da minha família.
Até agora vivi e aceitei sem sobressaltos o que a vida me trouxe, ou melhor dizendo aquilo que fiz dela, mas nós, inevitavelmente, mudamos, crescemos e seguimos outros caminhos; de repente aquilo que fazia sentido quando tínhamos 20 anos não faz mais sentido quando temos 30 ou 40 anos ...
Sinto que estou a chegar a um ponto de viragem; neste novo ano que se aproxima vou continuar esta descoberta, este que está a terminar serviu para delinear um esboço daquilo que eu gostaria que fizesse parte da minha vida num futuro próximo.
Vou continuar a organizar a gaveta do presente e a gaveta do futuro. Na 1ª quero muito aprender a viver o momento presente e aceitar com serenidade o que, para já, não posso mudar; estar inteira para a minha família; viver experiências que me façam feliz  mas tentar também proporcionar vivências felizes e enriquecedoras às minhas filhas e dedicar-me com o empenho e o carinho que as crianças que estão na minha sala merecem.
Na 2ª vou guardando ideias, estilos de vida, experiências, que vou recolhendo aqui e ali e com as quais me identifico nesta fase da minha vida e que gostaria de implementar; há coisas que posso introduzir já no presente, há outras que acredito que implementarei no futuro.
Entretanto vou continuar atenta " à eterna novidade do mundo " e vou fazer um esforço para que as sombras que a doença do meu pai fazem pairar sobre nós enquanto família não consigam  obscurecer o que realmente importa, que é o amor que sentimos uns pelos outros, é esse amor, essa luz , esse calor que eu quero alimentar e manter entre nós.

Feliz Ano Novo !
 
 
 
 
" O futuro é apenas uma maravilhosa interrogação; o seu alvoroço tem o sabor salgado e excitante da luta, o que virá será sempre bom e terrível, mas sempre qualquer coisa imprevisível que vale a pena ser vivida ".
 
Fernando Namora
 

5 comentários:

  1. Desejo que em 2014 consigas equilibrar melhor essas duas gavetas do presente e do futuro, de forma a viveres o presente da melhor maneira possível, tendo como guia o caminho que traçaste para o futuro. E lembra-te que já tens tudo o que precisas dentro de ti :)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Lindo texto... questionar-nos é bom para nos ajustarmos a ser mais felizes.
    Fixei-me "à eterna novidade do mundo". Dulce, que as novidades sejam as melhores para ti e para tua família. Um bom 2014! Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. o meu ano foi muito parecido com o teu, é bom sentir o descernimento e a serenidade que a idade nos vai trazendo, é bom crescer:) e foi muito bom conhecer-te, querida Dulce. beijinho grande e um 2014 fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Um ano de 2014 pleno de descobertas boas. É tudo isto que disseste que nos faz evoluir e viver. É tudo isto...e os sonhos. Continua a sonhar e a lutar pelos sonhos. Eles já diziam....o sonho comanda a vida! Beijos!!!

    ResponderEliminar
  5. Que o novo ano, que hoje se inicia, vos traga força e serenidade para encarar cada dia e para levar o vosso barco a bom porto :)
    Um enorme abraço

    ResponderEliminar