segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sobre a felicidade

Outro dia vi este vídeo neste blogue e gostei imenso pois o autor de uma forma muito descontraída e divertida fala sobre um assunto que nos toca a todos: ser feliz.
Segundo o autor, o professor Clóvis de Barros Filho, " A felicidade é um instante de vida que você gostaria que durasse um pouco mais, um instante de vida que você gostaria que não acabasse logo, um instante de vida que você gostaria de repetir".
O problema é que a maior parte de nós passa a vida a desejar que o tempo passe depressa, que o dia acabe logo e a suspirar de cansaço por saber que o dia de amanhã vai ser uma repetição do dia de hoje ... e assim se passam os dias, os meses, os anos, numa dormência, ansiando por nem sabemos bem o quê, desejando apenas que chegue o fim do dia, que chegue o fim de semana, que cheguem as férias e sem darmos por isso chega o fim da vida.
E isto acontece desde cedo, desde que as crianças entram na escola, retirando-lhes aos poucos aquela energia e aquela alegria própria das crianças pois desde cedo têm "conteúdos" a aprender, objectivos a atingir, espectativas a cumprir e tudo isso é castrador e fomenta a infelicidade que se vai instalando de tal forma que crescemos a pensar que é normal esta sensação e conformamo-nos.
Sobre isso o autor diz : " A escola da tristeza é óptima na verdade, porque ela prepara o profissional para viver o trabalho da tristeza. A escola da tristeza é a melhor preparação para a vida triste."
... Porra pá ... dá que pensar ... e eu penso tanto nisto, não faço outra coisa nos últimos tempos ( eu sei que volta e meia falo nisto mas " it's my party and i cry if i want to" ) ... eu só quero ser feliz, e eu só vivo uma vez. Mesmo.
Durante muito tempo conformei-me; de todo o lado me chegava a frase batida  que a vida de adulto não é fácil, que passamos por fases mais difíceis mas que é mesmo assim, que os tempos não estão fáceis e blá blá blá ... mas estou a chegar ao meu limite, cansei, neste momento vou trabalhar com um grande sacrifício, portanto já há algum tempo que ando  a pensar no plano B, um projecto que, agora,nesta fase, faz sentido para mim e que eu imagino que me faria feliz mas como exigirá muito de mim e como recairá tudo sobre os meus ombros, sinto e sei que ainda não é o momento, pois ainda tenho muito para aprender, portanto comecei a pensar no plano C que não exigirá tanto de mim e que, espero, me trará silêncio e tempo para pôr as ideias em ordem e quem sabe " descobrir a minha praia"!






2 comentários:

  1. Esse vídeo mexeu imenso comigo! É mesmo verdade que andamos sempre a apressar a vida, e ela acaba por passar por nós sem nos darmos conta! Eu, quando me apercebo disso, sinto uma angústia enorme. Desejo do fundo do coração que consigas a coragem para dar o salto para o teu plano, seja B ou C ou D, não importa, desde que seja algo mais de encontro ao que faz sentido para ti. Eu tenho sonhado muito com o meu plano B e sinto que não vou esperar muito mais, mas neste momento não posso dar um salto no vazio e preciso de um C que ainda não descobri qual é. Mas não vou desistir, ele vai surgir!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plano A és tu e quem agora trazes dentro de ti. A de amor. A de Adriana... :)
      O que importa agora é vivê-lo em toda a sua plenitude e às vezes são estes pequenos seres que trazemos ao mundo que até nos dão as respostas e as lições que teimamos em não ver .
      Por vezes o período da licença de maternidade é bastante revelador , quem sabe se não saberás nessa altura o que queres fazer a seguir ...
      Obrigada pelas tuas palavras. Sobre o plano B tenho muito trabalho pela frente que dependerá exclusivamente de mim mas ainda não lhe posso dedicar a atenção que merece, sobre o C dependo de terceiros :/
      Beijinhos

      Eliminar