quinta-feira, 12 de março de 2015

Dái-me paciência!

Desde que o ano lectivo começou que quase todos os dias me cruzo com as mesmas pessoas; não concebo passar por elas e não dizer bom dia ou boa tarde e sorrir; algumas dessas pessoas não retribuem o cumprimento, primeiro pensei " Ah e tal se calhar não ouviu", depois pensei " se calhar estava distraída com o miúdo" mas ao fim de tanto tempo deixei de arranjar desculpas para tal comportamento e deixei de as cumprimentar.
Ontem quando fui deixar a mais nova ao infantário cheguei mais cedo e ao  portão estava apenas uma dessas pessoas à espera de entrar também, eu disse bom dia, ela olhou para mim e não me respondeu! Não me contive e exclamei " Chiça! Como é que é possível haver pessoas assim tão mal educadas? ... sinceramente!", ela olhou para mim, levantou o sobrolho tipo " isso é para mim?" e pronto ... Acham normal? Custa muito dizer bom dia ou boa tarde?
Outra coisa que me tira do sério,quando as vou levar ou buscar à escola, são as pessoas que estacionam os carros na estrada bloqueando quem estacionou no parqueamento -_-
Mais 5 ou 10 metros para a frente ou para trás há sempre lugar! Eu estaciono sempre no estacionamento, nunca deixo o meu carro na estrada, não percebo esta mania que as pessoas têm de pararem todas à frente da escola e em 2ª fila, cria-se ali uma confusão desnecessária logo de manhã, ainda por cima estamos todos com pressa portanto devíamos pensar no geral e não olharmos só para o nosso umbigo!
Eu até já deixo o carro mais afastado e levo-as a pé para evitar que me ponham um carro atrás do meu, porque se já me faz confusão quando não é comigo se alguma vez me acontece até tenho medo que o meu perfil psicótico seja activado!!
É isto, o povo português é todo muito simpático e blá blá blá mas ainda há por aí muita besta a precisar de aulas de educação e civismo e às vezes os piores até são os senhores e as senhoras doutoras!!

9 comentários:

  1. Eu também fico irritada com essas questões. Quantas vezes me aconteceu estar a sair dum sítio e reparar que vai alguém a entrar e, bem educada, segurar a porta. A pessoa passa e depois nem ai nem ui.
    E as pessoas que bloqueiam carros estacionados porque foram 'só ali' e depois de muito apitar percebemos que estavam no café descansados da vida? Enfim, assunto que dava pano para mangas ;)

    ResponderEliminar
  2. é o nosso povo! infelizmente é assim!
    Eu tenho outra: senhoras com malas enormes ao ombro, malas que ficam mesmo à altura da cara dos meus filhos! Já me aconteceu mais do que uma vez, nem pedem desculpa!

    ResponderEliminar
  3. falei disto a umas amigas sobre as outras mães no colegio dos meus filhos... há 4 anos, ainda andamos nisto! eu acho que agora já grito e n tolero silênciso, acho ridículo!

    ResponderEliminar
  4. Eu até sou daquelas pessoas que acha que o dizer bom dia nem sequer faz parte das regras da boa educação, é o mínimo dos mínimos que não requer esforço nenhum... Mas infelizmente é cada vez mais comum. Também já tinha reparado nisso no ginásio, quando no balneário digo sempre bom dia ou boa noite e se me responder uma ou duas pessoas já é muito... :/ As pessoas estão cada vez mais centradas nelas próprias...

    ResponderEliminar
  5. Dulce, é este o dia a dia dos portugueses. O dar os "bons dias" já não vou por aí, mas estacionar de qualquer maneira e o outro "que se lixe" é cultural do nosso povo. Já andei por muito país europeu e nunca vi disto. E não é só à frente das escolas, é em todo o lado: há ruas em Lisboa, que de 2 faixas, passam a só ter uma, porque a outra instituiu-se que é estacionamento. Como sabes ando de bicicleta e no ano passado fui aos arames com uma besta que achou que o sítio onde eu estava a estacionar a minha bicicleta lhe dificultava a passagem. o mais irónico é que à volta só se via carros em cima do passeio. perguntei-lhe se ela estava ali a fiscalizar, e se ia reclamar de cada condutor que andava a pôr o carro em cima do passeio. Que a minha bici não a estava a incomodar ninguém, muito menos ela, e que com toda a educação ia mandá-la para aquele sítio, e mandei-a. Vim.me embora e ela ficou por lá a esbracejar. Tb fico chateada com a falta de civismo, principalmente porque me considero cumpridora e não tenho lata para certas coisas. Bjs!

    ResponderEliminar
  6. É de facto triste, e feio e inconcebível todas estas situações e perfeitamente evitáveis ... tenho um lema de vida que os meus pais me ensinaram : Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti.
    Se todos tivessem presente esta simples frase com certeza que seríamos todos mais correctos uns com os outros.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente é muito a realidade em Portugal, não é de agora. Não percebo, custa assim tanto sorrir e dizer bom dia? Eu acho que não...

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma vizinha assim... Ao início eu cumprimentava, ela olhava (logo, não é surda!) mas não respondia. Insisti umas quantas vezes, até decidir deixar de a cumprimentar. Ainda me custa passar por ela e não dizer nada, parece-me anti-natural. Tenho de fazer um esforço enorme mas agora faço questão de a ignorar, também tenho o meu orgulho, ne? Mas arre, que falta de educação, como dizes, haja paciência!

    ResponderEliminar